A carga de lotação é uma importante modalidade do transporte de cargas que disponibiliza diversos benefícios para quem opta por esse tipo de entrega. Isso porque, ela proporciona padronização no atendimento ao consumidor e bem como, redução de custos, já que elimina operações intermediárias. Dado isso, a sua principal característica é transportar mercadorias de um único destino utilizando a capacidade total do veículo, por esse motivo, deve-se organizar as cargas da melhor maneira possível, visando o devido aproveitamento de todo espaço. Além disso, essa modalidade viabiliza o carregamento e descarregamento com maior agilidade.
Diante do exposto, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos quais são as características e benefícios do transporte de cargas de lotação. Confira:
O que é carga de lotação?
Também conhecido por carga fechada, a carga de lotação é uma modalidade do transporte de cargas costumeiramente realizada por meio do modal rodoviário. Neste caso, as mercadorias pertencem ao único cliente e ocupam toda capacidade do caminhão.
Geralmente, esse tipo de transporte é voltada para as operações de grande porte que são destinadas a um único endereço, como uma loja ou centro de armazenamento, por exemplo. Sendo assim, não existem entregas ao longo do caminho, nem é preciso que a transportadora tenha uma frota de caminhões diversificada.
De acordo com as características da carga de lotação, é possível que as empresas que a utilizem aproveitem de múltiplas vantagens, especialmente quando desenvolvem planejamento estratégico eficiente. Dessa forma, entre os principais características que geram benefícios podemos destacar:
Organização da carga
O uso exclusivo do caminhão para um trajeto, facilita a organização da carga. Logo, os itens são dispostos a fim de ocupar toda a capacidade dos compartimentos, sem que isso resulte em prejuízos aos produtos transportados.
Além do mais, ajuda a evitar atrasos no carregamento e ainda gera mais eficiência para a cadeia de produção. Entretanto, é fundamental que se tenha cuidados com o transporte de cargas, evitando excesso de produtos, por exemplo, já que seria prejudicial para a longevidade do veículo.
Carga volumosa e única
A principal característica dessa modalidade é o uso de carga volumosa, isto é, as mercadorias atingem a capacidade máxima do veículo. Além do que, é imprescindível quando a natureza do produto justifica o seu envio sozinho, ou seja, produto exclusivo que não pode ter contato direto com outros.
Logo, entende-se que isso simplifica os processos de movimentação e consolidação das mercadorias, gerando redução nos custos finais logísticos.
Rota única e maior segurança
O transporte de cargas de lotação é considerado uma ótima alternativa para quem deseja aumentar a segurança durante as operações. Dado que, o veículo não precisa parar em outros locais, seja para incluir mais mercadorias ou efetuar uma entrega, realizando assim, um deslocamento direto entre o endereço de origem e o local de entrega, com poucas ou nenhuma parada. Dessa maneira, as cargas ficam menos expostas, evitando possíveis extravios e danos às mercadorias.
Agilidade na entrega
Como se trata de uma modalidade de entrega com envios para apenas um cliente e um endereço, há mais agilidade no transporte, visto que não é necessário fazer paradas para realizar outras entregas. Em função disso, os prazos são menores e com isso, a transportadora tem maior agilidade no recebimento de insumos para a produção ou na entrega aos consumidores. Assim, otimiza a cadeia produtiva e melhora a satisfação dos clientes.
Redução de custos
Esse tipo de entrega propicia a diminuição de operações intermediárias, como a movimentação das cargas, por exemplo. A partir disso, há menos despesas, o que resulta na isenção de taxas, como a diária dos armazéns.
Além disso, há uma economia considerável na manutenção dos veículos, já que a organização das mercadorias reduz as chances de avarias causadas por movimentação da carga ou por acidentes durante o transporte.
Controle dos processos
Há maior controle dos processos, pois é possível ter uma previsão exata da chegada das mercadorias e fazer o devido acompanhamento do transporte. Devido a isso, os gestores logísticos conseguem otimizar melhor os processos e garantir maior eficiência.
Portanto, o transporte de cargas de lotação possui vários benefícios e trata-se de uma alternativa significativa para as empresas que lidam com grandes volumes de mercadorias ou ainda, para clientes mais exigentes.