Início

J2M

Soluções

Cotação

Contato

Blog

Blog da

J2M Logística e Transporte

Entenda quais são os benefícios do transporte de cargas fracionadas

Thursday, 25 May 2023

As atividades do setor de transporte de cargas geralmente são complexas e vão além do que simplesmente, o carregamento do veículo e o seu deslocamento até o destino final. Isso porque, existem diversos fatores que impactam diretamente na organização das movimentações. Por isso, um dos grandes desafios da logística é disponibilizar serviços com qualidade, custos reduzidos e flexibilidade, além de garantir segurança e o cumprimento dos prazos estabelecidos. 

Neste contexto, para atender a necessidade de envio de mercadorias de pequenos volumes, desenvolveram uma forma de entrega conhecida como transporte de cargas fracionadas. O qual permite a otimização de recursos, uma vez que são agrupadas diversas cargas de clientes diferentes, que possuam pouco volume de mercadorias, podendo assim dividirem os custos logísticos da operação em questão.

Diante disso, para que possamos compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos quais são os benefícios do transporte de cargas fracionadas. Confira:

O que é a carga fracionada?

O transporte de carga fracionada trata-se basicamente do envio de pequenos volumes de mercadorias, de diversos clientes, em um mesmo veículo. Dessa forma, este é um processo otimizado que leva em consideração dois aspectos cruciais: o tempo de execução e os custos envolvidos. Pois, os processos precisam ser realizados com os menores custos e com prazos acessíveis.

Vale ressaltar que nessa modalidade de entrega, as remessas são enviadas para diferentes localidades, mas desde que tenham destinos próximos e, ainda, devem possuir características similares, a fim de que possam dividir o mesmo compartimento sem comprometer sua integridade. 

Com isso, esse tipo de entrega surgiu com o objetivo de atender as necessidades das pequenas e médias empresas, mas também de grandes empresas que não possuem a quantidade de produtos suficientes para ocupar todo espaço disponível do veículo e que não consigam arcar com os custos de um frete completo. Em virtude que, os fretes e outros custos são rateados entre os clientes que estão dividindo o espaço do caminhão.

Como funciona o transporte de cargas fracionadas

Primordialmente, o principal objetivo da carga fracionada é reunir em um mesmo deslocamento, mercadorias de diversas localidades. Desse modo, este é um transporte compartilhado, onde é realizado o deslocamento de pequenas remessas e cada empresa contratante paga somente pelo frete referente à sua mercadoria embarcada.

Neste sentido, para que as transportadoras possam cobrar adequadamente pelos serviços prestados é necessário a adoção de uma tabela de fretes, o qual analisa os seguintes fatores:

  • O peso da mercadoria;
  • As dimensões da embalagem;
  • O preço de venda de acordo com a nota fiscal;
  • Distância percorrida entre o ponto de coleta e de entrega.

Logo, é importante avaliar a combinação de peso e volume de cada mercadoria, no intuito de avaliar as dimensões e acomodá-las corretamente. Posto que, alguns produtos ocupam bastante espaço, mas apresentam peso abaixo da capacidade do veículo, enquanto outros, são pequenos e pesados.

Ademais, as coletas das operações de carga fracionada é realizada em diferentes pontos, a partir de veículos menores, sendo que, em alguns casos, são em cidades distantes. Em seguida, são reunidos em um centro de distribuição, para que enfim possam sair para seus respectivos destinos. Em função disso, as transportadoras conseguem se organizar da melhor maneira possível, realizando todos os processos em tempo hábil.

Os benefícios da modalidade de carga fracionada

A carga fracionada possui diversos benefícios, como a redução de custos. Ao compartilhar o serviço de entrega com outras empresas que possuem a mesma necessidade, permite que os custos do frete sejam divididos.

Além do mais, é possível garantir entregas recorrentes e sem que isso altere os gastos existentes. Em vista disso, não é necessário reunir um volume muito grande de mercadorias para garantir um transporte de um local para outro. 

Há ainda, o aumento nas estratégias direcionadas à sustentabilidade. Com a utilização de rotas compartilhadas reduz os impactos negativos ao meio ambiente. A divisão de recursos otimiza o transporte e consequentemente reduz a quantidade de veículos em circulação.

Geralmente são disponibilizadas orientações relacionadas a otimização do fluxo logístico e suporte de informações realizadas por meio de relatórios gerenciais. Assim, propicia um estoque mais compacto, estabelecendo os espaços de armazenamento para cargas maiores e facilitando a localização, bem como a catalogação dos produtos. 

Portanto, o transporte de cargas fracionadas é uma importante modalidade de entrega e que possui benefícios consideráveis. Seu processo atende demandas específicas, que garantem a continuidade do fluxo logístico, por meio de entregas rápidas e eficientes no que concerne o envio de pequenas remessas.