As operações logísticas no Brasil, estão diretamente relacionadas ao modal rodoviário. Isso porque, a maioria das mercadorias são transportadas por meio de caminhões nas rodovias brasileiras, estimam que seja cerca de 65% da movimentação de mercadorias em território nacional, segundo levantamento feito pelo Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística 2025.
Outros estudos recentes relatam ainda, que as empresas do setor logístico são ainda mais dependentes do transporte rodoviário de cargas. Em virtude que, 75% dessas empresas utilizam esse modal de entrega, enquanto outras modalidades não chegam a atingir 10%.
No entanto, o modal rodoviário enfrenta algumas dificuldades, como infraestrutura precária, desde estradas mal conservadas, sem pavimentação e, em alguns casos, fretes pouco atrativos.
Mesmo diante disso, em um país continental como o Brasil, esta operação é vista como positiva, ainda mais que é a principal forma de aquecer a economia e potencializa diversos tipos de negócios. Por isso, é de suma importância conhecer as características da operação rodoviária de cargas, a seguir, apresentaremos as principais. Confira!
Primeiro, entenda o que é malha rodoviária
A malha rodoviária refere-se ao conjunto de estradas, rodovias, ruas e vias que propiciam a movimentação de pessoas e cargas por meio terrestre. Desse modo, a malha rodoviária brasileira possui extensão total de 75,8 mil quilômetros, sendo 65,4 mil vias pavimentadas e 10,4 mil quilômetros não pavimentados.
E como funciona o transporte rodoviário de cargas?
De maneira geral, o transporte rodoviário de cargas é uma modalidade de entrega conhecida por ser bastante flexível, uma vez que atende a maioria das regiões do nosso país, com baixo custo, ainda mais quando comparado com outras modalidades. Os gastos desse tipo de operação são voltados para combustíveis, pedágio, mão de obra qualificada e manutenção da frota.
As operações geralmente não impõem muitas restrições em relação à natureza da carga. Sendo assim, os transportadores precisam estar atentos às normas, legislações, documentos necessários e dispor de veículos compatíveis com a necessidade da mercadoria, a fim de tornar as operações mais práticas.
Características do transporte rodoviário de cargas
Primordialmente, o Brasil é a 4° maior malha rodoviária do mundo, tendo o caminhão como o principal veículo responsável pelo transporte.
Em função disso, conforme os dados do relatório anual do Registro Nacional de Transportador Rodoviário de Cargas (RNTRC), existem 2.209.440 caminhões registrados na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), entre estes, 1.391.400 pertencem à empresas, isso significa que existe um grande número de veículos autônomos .
Além disso, segundo o anuário a idade média da frota passa de 10 anos, ou seja, trata-se de uma frota considerada velha e pouco renovada ao longo dos anos.
Todavia, o transporte rodoviário de cargas possui versatilidade, visto que atendem diferentes tipos de mercadorias, como produtos perecíveis, perigosos, cargas indivisíveis, entre outros. Além da possibilidade de utilizar diferentes veículos, desde utilitários e caminhões de grande porte.
Vale ressaltar ainda, a sua flexibilidade, sendo possível oferecer diversos tipos de serviços, desde de coletas e entregas de mercadorias em pontos específicos e com rotas pré-definidas.
Essa flexibilidade é importante para garantir que se atenda às necessidades específicas de cada cliente, por meio de soluções personalizadas, conforme as demandas existentes.